Uma grande Multinacional, resolveu adquirir uma grande gleba de terra constituída principalmente de floresta pegando inclusive, parte de uma reserva indígena. Seu objetivo era explorar minérios existentes nesta área.
Quando os indígenas ficaram sabendo, imediatamente o Cacique convocou uma reunião do conselho: ele, o Pajé e todos os anciões da tribo.
Constatado o problema, o Pajé sugeriu, que apelasse para as forças espirituais, que sempre protegeram os indígenas. Fizeram uma oração para o Curupira, defensor das florestas e também à Cobra Boitatá, também protetora das florestas.
O Curupira tem corpo de menino, cabelos vermelhos, e os pés ao contrário, para confundir os inimigos.
A Cobra Boitatá, solta fogo pela boca, e come os olhos de quem tentar destruir a floresta.
O Pajé então preparou uma beberagem, com ingredientes secretos, que ele aprendeu com antepassados.
Todos do conselho tomaram. Logo sentiram o corpo todo rodas, e eis que aparece o Curupira. A todos ele falou “podem ficar tranquilos, vou cuidar de tudo. Vou chamar a Cobra Boitatá para ajudar”.
A Multinacional mandou dois engenheiros para levantar a área. Os engenheiros se perderam na mata, e ninguém nunca mais soube deles. Chamaram então outro engenheiro, que se recusou ir pra lá, pelo que tinha que tinha acontecido com os seus colegas.
Um jornalista ficou sabendo da pretensão da Multi de comprar a área e expulsar os índios.
Depois de dois dias caminhando pela selva, chegou a reserva indígena.
Tirou fotos, colheu testemunhos, e voltou para a cidade.
Publicou numa revista semanal a história toda, que uma Multi queria desalojar os índios, etc, etc.
A repercussão foi grande. Logo as redes sociais começaram a se movimentar, e uma grande manifestação foi feita, na porta dos escritórios da Multi. As centrais sindicais cederam seus carros de som.
Depois de tamanha repercussão a Multi, desistiu de comprar a área.
Quando os índios souberam, fizaram uma grande festa, com danças, comilanças e uma fogueira enorme para homenagear o Curupira e a Cobra Boitatá. Neste instante quem apareceu? Os dois engenheiros que estavam perdidos.