Arquivos diários: 9 de fevereiro de 2022

Rio

Não adianta dar nome a um rio, porque depois de alguns segundos ele não é mais o mesmo.

O grande compositor Paulinho da Viola ao ver sua escola de samba Portela desfilar na avenida, com fantasias azul e banco, compôs a inesquecível canção: “ Foi um rio que passou que passou em minha vida e o meu coração se deixou levar.

Leio no “ mulheres reciclando a alma”.  “ Deixo o rio correr, tudo vem ao seu tempo”.

Uma das mais incríveis lembranças que eu tenho na vida, foi em Bonito em mato Grosso do Sul. Lá existe um passeio que você veste uma roupa de borracha e máscara, e mergulha num rio com forte correnteza. Como a água possui carbonato de cálcio, é super límpida, azul, transparente.  A correnteza vai te levando sem esforço e você vai vendo os peixinhos no fundo, e a vegetação sub- aquática. É uma visão incrível. Nunca pude esquecer.

Se perguntarem a qualquer carioca onde você mora. Ele responde: No Rio para ele não existe Rio de Janeiro. É só Rio e pronto.

Todos os Rios sofrem uma angústia tremenda: “ Mas para onde eu estou indo”. “ Sinto correr, correr, sem saber o final. Só quando desemboco no Mar é que descubro: Eu também sou Mar”.

Alguns Rios são orgulhosos e não gostam de se misturar quando encontram outros Rios. Só depois de uma longa caminhada é que começam a interagir.

Rio é Rio. Mas o que são as cachoeiras? É quando o Rio quer se mostrar, quer que todos olhem para ele e digam: “ OH! Que lindo”. É um momento de pura vaidade do Rio, é de extrema beleza para quem olha.

Os rios detestam as pontes: “ Porque todo mundo quer passar por cima de mim”?

E as passagens subterrâneas então nem se fale: “ não respeitam minha intimidade”.

Os Rios como humanos são diferentes entre si. Tem suas personalidades uns são engraçados, outros brincalhões, outros altivos e inalcançáveis.

Num declive tranquilo são bonzinhos e nos convidam para escorregar e rir.  Outros brincalhões com pequenas escadinhas de pedra fazendo ondinhas, fazem as águas cantarem.

Outros altivos, nos mantem à distância sem intimidades.