Arquivos diários: 29 de abril de 2014

Aguas Sulforosas

Férias, na praia? Não, num hotel no meio do mato, matão mesmo, com estrada de terra e carro de boi.

Por que?

Lá existiam(creio que até hoje existam) fontes de águas ditas milagrosas. Daquelas malcheirosas e chamadas sulforosas. Elas fariam muito bem a ela, para seus problemas de saúde.

Nos primeiros dias, ela emburrou, estava chateada, pensava na praia…mas, sua tia que era sua madrinha e  também  sua fada madrinha, apresentou-lhe um príncipe, o menino mais lindo que já vira na sua vida. Um Deus Grego, daqueles que estavam nos livros de seu avô. Imediatamente, decidiu: “Vou me casar com ele”. Ela desemburrou.

Via o príncipe no café e no jantar, pois o resto do dia passava em tratamento, e só pensava “Vou me casar com ele”.

Ele por sua vez, só pensava em jogar bola, andar a cavalo, sair pela mata e tomar banho de rio. Ignorava ̶ a totalmente . Ao contrário, achava a menina mimada e chata.

As famílias continuaram a amizade em São Paulo e assim a menina pode continuar sonhando com seu príncipe e repetindo seu mantra. “Vou me casar com ele”.

Cresceram. Jovens agora, viam-se algumas vezes, em bailinhos ou festas familiares das quais ela ia embora muito desanimada, pois ele era um tremendo galanteador com todas as mocinhas, menos com ela,  que não desistia; “vou me casar com ele”. Não tem importância pensava: “vou me casar com ele”, que por sua vez só pensava em aproveitar a juventude.

Mas, nem ele nem ela sabem como, quando e porque ele se apaixonou por ela perdidamente.

Não Houve nada que o fizesse desistir da menina. Nem a cambada de amigos, nem o jogo de bola, nem noitadas, carrão, farras, nada. Casaram-se e continuam apaixonados até hoje.

Essa é a estória de um amor à primeira vista conquistando um amor a longo prazo.

Quem disse que águas sulforosas não são também milagrosas?

POETAS

Os poetas são seres que escrevem coisas  que nós  humanos comuns temos vontade de dizer mas não conseguimos.  Falar para a pessoa amada: “De tudo a meu amor serei atendo antes. E com tal zelo e sempre e tanto que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento”.(Vinicius).

Quem poderia definir melhor a relação Pais/Filhos do que: “Nossos filhos não são nossos  filhos. São os filhos da ânsia da vida por si mesma”.(Khalil Gilbran).

Expressar a dor da perda de um amor: “repousa lá no céu eternamente, e viva eu cá na Terra sempre triste”.(Camões).

Ainda bem que existem os livros e hoje também  a internet: “  As vezes ouço passar o vento, e só de ouvir o vento passar vale a pena ter nascido”.(Fernando Pessoa).

As coisas corriqueiras como o vento, são inspiração para esses seres iluminados.

Ensina-nos o mestre Drumont: “Ser feliz sem motivo é a mais autentica forma de felicidade”.Ou como nos deixou Gandhi: “Não existe caminho para a felicidade. A felicidade é o caminho”.

Nos evangelhos, lemos: “Você faz as escolhas e elas fazem você”.

Os poetas brincam com as palavras: “E desde então, sou porque tu és. E desde então és sou e somos. E por amor serei…serás…seremos”.(Neruda).

Outras vezes são sucintos: “Lucidez é um acesso de loucura ao contrário”.(Quintana). Não resito em repetir Quintana: “Minha vida é uma colcha de retalhos. Todos da mesma cor”. E para finalizar: “Antes que me amasses, já te amava. Em sonho tal e qual és te avistei. Sabia que no mundo existias e enfim chegou o dia que eu te encontrei. E nunca mais de ti me separei”.(Autor desconhecido).

Obrigado senhor pelos poetas existirem.

PONTE

                 Recebi uma mensagem: “ não esqueça da ponte”. Pensei mas que ponte? Será uma ponte dentária? Não, não pode ser. Se fosse um implante… Ou será um recado futebolístico? A Ponte Preta de Campinas? Time do coração do Rafinha. Já sei refere-se à ponte do feriado de 15 de novembro. Caiu numa sexta. Será? Mas essa data já passou. Estamos em dezembro. Alguém querendo um encontro romântico numa ponte famosa: Ponte dos Suspiros em Veneza, Ponte Nova em Paris, ou menos Ponte Pensil da Praia Grande, Ponte do Piquiri na Marginal? Será um recado do cardiologista? Preciso fazer uma ponte de safena e não estou sabendo? Agora matei. É o agente de viagem avisando não esquecer a passagem da ponte aérea. Mas que passagem? Eu vou de carro. Lembrei. É o encarregado da ponte rolante querendo fazer manutenção… Não pode ser. A pessoa que me mandou o recado, por favor me esclareça. Estou ficando nervoso. Não atravesso mais nenhuma ponte. Estou inseguro.